segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Qual foi o primeiro clube brasileiro a disputar a Libertadores?

Com a conquista do título brasileiro em 1959 em cima da Santos, coube ao Bahia disputar a primeira edição Taça Libertadores da América

Por: Jonathan Silva
A forte equipe do Bahia em 1959
A Taça Libertadores da América ao longo dos anos tem se tornando uma das grandes metas da temporada para qualquer clube brasileiro. A briga para pleitear uma das 5 vagas cedidas pela Conmebol para a CBF torna-se cada vez maior e atraente para quem é apaixonado por futebol como nós.

Entretanto qual clube brasileiro na história foi o primeiro a ter esse gostinho de ganhar a primeira vaga cedida para o futebol brasileiro? Quando foi e como foi?

A primeira taça Libertadores da América – 1960

Com o nome de Copa dos Campeões da América de 1960, essa foi a 1ª edição da maior competição do futebol Sul-Americano. Organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), o torneio contou com a presença da equipe campeã do torneio nacional da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

Assim, as equipes qualificadas para a disputa foram:

San Lorenzo (ARG)
Jorge Wilstermann (BOL)
BAHIA
Universidad de Chile (CHI)
Millonarios (COL)
Olimpia (PAR)
Peñarol (URU)

Em formato de mata a mata, os confrontos que permanecesse em empate, uma partida de desempate seria realizada para determinar a classificação. Por fim, o Peñarol sacrou-se campeão do torneio ao bater o Olimpia por 1 a 0 no Uruguai e empatar no Paraguai por 1 a 1.

CURIOSIDADE: O Olimpia, do Paraguai, classsificou-se diretamente à semi-final, pois o seu adversário, o Universitario, do Peru, desistiu de participar da competição.

Esporte Clube Bahia – O primeiro brasileiro a disputar a libertadores

Não foi por acaso que o Esporte Clube Bahia foi o representante brasileiro na 1ª edição desse torneio Sul-Americano. A equipe baiana havia sido campeã da 1ª Taça Brasil do ano anterior, desbancando o favorito Santos de Pelé.

No confronto da primeira fase, a equipe brasileira enfrentou o San Lorenzo da Argentina.

Os Jogos

O San Lorenzo atropelou o Bahia (3 a 0), no estádio de El Palacio e no jogo de volta o Bahia deu o troco vencendo por 3 a 2, no Fonte Nova. O resultado infelizmente não foi suficiente para a equipe brasileira prosseguir na competição.

Jornal destacando a estreia do Bahia na Libertadores
Obs.: O primeiro jogo foi em 20 de abril de 1960 e o segundo aconteceu no Estádio da Fonte Nova em 5 de maio do mesmo ano.

Mesmo com a eliminação, o simples fato do time do Bahia ter sido o representante do Brasil no torneio entra para a história como primeiro clube nacional a conseguir essa proeza.

Nadinho, goleiro do Bahia na Libertadores de 1960
“… O Bahia não chegou na Libertadores à toa. Nós procuramos representar o Brasil com dignidade. E creio que conseguimos”.

Gostou? curta a nossa fan page: facebook.com/goldecanelafc

Fonte: http://www.campeoesdofutebol.com.br
http://terceirotempo.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário