terça-feira, 29 de outubro de 2013

Os jogadores mais velhos a disputar uma Copa do Mundo

Por: Jonathan Silva

Em meio a rapidez, agressividade e de extrema força física, o futebol moderno tem exigido cada vez um maior vigor de seus atletas, principalmente daqueles que já passaram da casa dos 3.0.

Entretanto, na história das Copas do Mundo existiram jogadores que representaram suas respectivas seleções de forma honrosa, deixando de lado o “peso” da idade e colocando em primeiro lugar apenas o intuito de representar nem que fosse pela ultima vez a camisa de seu país.

Conheça no Gol de Canela F.C. o top 5 de Jogadores mais velhos que disputaram uma Copa do Mundo:


5 - Dino Zoff 

Nacionalidade: Itália
Quando? Copa do Mundo de 1982
Quantos anos? 40 anos, 4 meses e 13 dias

Considerado um goleiro de extrema técnica e habilidade, Zoff ficou conhecido na história do futebol como o jogador de futebol mais velho a ser campeão de uma Copa do Mundo FIFA, quando ganhou o título em 1982, e ainda se tornou o segundo goleiro a levantar a taça de campeão mundial.

Com 112 partidas pela Seleção Italiana, 59 partidas delas como capitão, até hoje Dino Zoff é considerado um dos melhores goleiros do mundo. Encerrou a carreira como jogador profissional exatamente em 2 de junho de 1983, quando jogava pela Juventus.


4 - Peter Shilton 

Nacionalidade: Inglaterra
Quando? Copa do Mundo de 1990
Quantos anos? 40 anos, 9 meses e 19 dias

Goleiro marcado por levar o famoso gol de mão de Diego Maradona, Peter Shilton aos 40 anos, chegou a copa de 1990 com grande segurança no gol da Seleção Inglesa, levando a equipe até a semi-final do torneio.

Depois da participação nesse torneio, Shilton, em exatamente 125 partidas em vinte anos de carreira internacional pela seleção, anuncia que estaria deixando a seleção para abrir espaço a goleiros mais novos.


3- Pat Jennings  
Nacionalidade: Irlanda do Norte
Quando? Copa do Mundo de 1986
Quantos anos? 41 anos

Pat Jenning era ídolo no Tottenham quando em 1977 aceitou se transferir para o grande rival, o Arsenal, clube no qual encerrou a carreira em 1985. Voltou ao Tottenham após a sua aposentadoria apenas para manter a forma para a Copa de 1986, onde o arqueiro defenderia a Seleção Norte-Irlandesa.

Encerrou sua carreira definitivamente após a participação de sua seleção na Copa, eliminada na primeira fase. Manteve o recorde de seu o Jogador mais velho a jogar uma copa do mundo até 1994, quando foi ultrapassado por Roger Millar


2 - Roger Milla
Nacionalidade: Camarões
Quando? Copa do Mundo de 1994
Quantos anos? 42 anos, 1 mês e 8 dias

Um pouco antes da Copa de 1990, Millar estava à beira da aposentadoria jogando pelo JS Saint-Perroise, da Ilha de Reunião, e só foi para o mundial por intercessão do amigo Paul Biya, então presidente de Camarões. No entanto seu ótimo desempenho no mundial o trouxe uma sobrevida no futebol ao atacante, levando ele novamente ao Tonnerre Yaoundé.

Ficou no time nos quatro anos seguintes, mas sem atuar pela Seleção. Quando Camarões classificou-se novamente para a Copa do Mundo, Milla resolveu voltar aos Leões Indomáveis e novamente contou com a ajuda de Biya. Essa ultima participação lhe rendeu o título de jogador mais velho a disputar um mundial da FIFA.

Encerrou a carreira em 1995, aos 46 anos jogando pelo Putra Samarinda da Indonésia.


1 - Faryd Mondragón
Nacionalidade: Colômbia
Quando? Copa do Mundo de 2014
Quantos anos? 43 anos e 4 dias

Revelado no Deportivo Cali, Mondragón acumulou passagens em sua carreira por grandes times como  Independiente (ARG) e Galatasaray (TUR), onde conquistou alguns títulos.

Já pela seleção colombiana foi pela primeira vez convocado em 1993 e entre ida e vindas permanece lá há mais de 20 anos.

Prestes a se aponsentar, foi convocado para a Copa do Mundo de 2014 e com sua entrada em campo aos 35 minutos do segundo tempo, bateu o recorde de 20 anos de Roger MIlla.


Fonte: pt.fifa.com

3 comentários:

  1. Esqueceram de citar que no mesmo jogo em que Milla se tornou o jogador mais velho a participar de uma partida de Copa do Mundo, ele fez o gol de honra de Camarões na goleada de 5 a 1 para a Rússia, sendo também o jogador mais velho a marcar um gol em Copa.

    ResponderExcluir
  2. Sera que o kaka tem condição de jogar uma copa aos 36 anos de idade?

    ResponderExcluir