sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Os três maiores artilheiros da Libertadores da América

Por: Jonathan Silva

A maior competição da América do Sul teve em suas 54 edições inúmeros craques e artilheiros que encantaram o mundo com seu futebol como Pelé, Maradona entre inúmeros outros.

Agora você conhece quem são os maiores artilheiros de todos os tempos dessa competição? Separamos os três maiores, confira:

1- Alberto Spencer 54 gols
Nacionalidade: Equador

Times: Peñarol (URU) 48 gols e Barcelona (EQU) 6 gols

Filho de jamaicano, Alberto Spencer nasceu em Ancón no Equador no dia 6 de dezembro de 1937. Surgiu para o futebol jogando pelo Círculo Deportivo Everest, de Guayaquil, clube ao qual se profissionalizou em 1955.

Na Libertadores
O "Cabeza Mágica", como era conhecido, chegou ao Peñarol em 1960  para disputa da Libertadores e logo sagrou-se campeão em cima do Olímpia (PAR). Spencer ainda conquistou as Libertadores de 1961 e de 1966, todos pelo Mirasoles uruguaios.

Já nos anos 70, ele disputou a competição  pelo Barcelona do Equador, clube ao qual encerrou a carreira. Considerado por muitos o melhor jogador de futebol do Equador de todos os tempos, Alberto Spencer chegou a fim da carreira com 54 gols anotados na Libertadores e assegura até hoje o título de maior goleador da competição.

Morreu em Cleveland, EUA, no dia 3 de novembro de 2006 por problemas cardíacos.

Curiosidade: Alberto Spencer vestiu a camisa da Seleção do Equador e a do Uruguai.

Fernando Morena - 37 gols

Nacionalidade: Uruguai
Time: Peñarol (URU)

Um exímio canhoto, Fernando Morena nasceu em Montevidéu no dia 2 de fevereiro de 1952. Surgiu para o futebol pelo Racing Club de Montevidéu e logo se transferiu para o Club Atlético River Plate (URU), clube esse onde começou a se destacar pelos seus gols.

Na Libertadores
Foi artilheiro em três edições da competição: Copa Libertadores da América de 1974 (7 gols), 1975 (8 gols) e 1982 (7 gols),mas apenas se sagrou campeão nessa ultima, em sua segunda passagem. 

Ao todo, Morena conseguiu marcar 37 gols em 77 partidas disputadas, com média de 0,48 gols por jogo.

Curiosidade: Fernando Morena jogou pelo Flamengo-RJ em 1983.


Pedro Rocha - 36 gols
Nacionalidade: Uruguai
Times: Peñarol (URU) 25 gols, São Paulo (BRA) 10 gols e Palmeiras (BRA) 1 gol.


Pedro Rocha nasceu em Salto (URU) no dia 3 de dezembro de 1942. Teve no Peñarol anos dourados, onde acumulou títulos da Copa Libertadores da América e do Mundial Interclubes, além de campeonatos uruguaios antes de se transferir para o São Paulo (BRA) em 1971, clube ao qual também angariou vários títulos de expressão nacional.

Na Libertadores
Rocha foi três vezes campeão da Libertadores (1960, 1961 e 1966), mas curiosamente só conseguiu sair como artilheiro da competição na edição de 1974 jogando pelo São Paulo (BRA) com 7 gols.

Curiosidade: Para Pelé, Pedro Rocha era um dos cinco melhores jogadores do mundo



3 comentários:

  1. Jonathan Silva, obrigado por me fazer lembrar de Alberto Spencer, que vi jogar na minha adolescencia!!!!! Corrige no blog que Olimpia é paraguaio e não argentino. Um abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigido amigo! Muito obrigado... Alberto Spencer é para sempre um dos maiores nomes da história do futebol! abraço

      Excluir
  2. Los tres de Peñarol,que grande mi club !!!

    ResponderExcluir